Notícias

Café durante a gravidez pode prejudicar o feto
Data: 22-02-2013   Autor: Sapo

Sapo

Uma investigação desenvolvida na Noruega e que envolveu 60 mil mulheres conclui que mesmo níveis baixos de cafeína prejudicam o crescimento normal do feto e podem mesmo ter implicações no tamanho do bebé.

O estudo conduzido por um instituto norueguês de Saúde Pública sugere que a ingestão de 200 a 300mg de cafeína por dia aumenta o risco do bebé nascer mais pequeno entre 27 a 62% do que o normal para a idade gestacional. Porém, a investigação avança que a substância não mostrou implicações na duração do período de gestação.

Uma criança que se esperava nascer com um peso médio 3,6kg perde entre 21 a 28g por cada 100mg de cafeína consumida pela progenitora, explicam os cientistas no estudo publicado na revista científica BMC Medicine.

O estudo garante que a cafeína - não importa se ingerida a partir do café ou de outras bebidas - tem implicações negativas na formação do feto.

A Agência dos Padrões Alimentares no Reino Unido já dispunha de um alerta que aconselha as mães grávidas a limitar o consumo de cafeína a 200mg por dia.

Um estudo promovido pela mesma instituição adianta que uma chávena de café tem em média 140 mg a 150mg. A Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo máximo de 300mg.

As crianças que nascem mais pequenos são propensas a vários problemas médicos, como a incapacidade de regular a temperatura e os níveis de glicose no sangue, e desenvolvem mais problemas com a fala.

O tabaco está entre outra das causas do nascimento de bebés com baixo peso.

Um estudo de 2008 da Universidade de Leicester, no Reino Unido, já tinha sugerido que o café poderia afectar o crescimento dos bebés no ventre.

Pedido de marcação de consultas

Pode fazer a marcação das suas consultas online, de forma rápida e fácil, utilizando o formulário da sua USF.

Satisfação com a sua USF

Satisfação com a sua USF
Atendimento
Instalações
Serviço Médico
Content
Um site myUSF
Este site faz parte da Rede das Unidades de Saúde Familiares (USF). Conheça todas as USF que fazem parte desta rede, de Norte a Sul do país.
myUSF esta
nas redes sociais